Jantar "raw"
- Catarina Chambel
- 5 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
Estando numa época propícia a constipações e afins, decidi fazer um jantar super nutritivo.
Tem-se falado bastante acerca de dietas "raw", ou seja, alimentos não cozinhados (crus). Porquê? Facilmente se chega à conclusão de que, ao seguir esta dieta, conservam-se todos os nutrientes da comida, pois esta não é sujeita a alterações.
Isto pode ser altamente benéfico ao nosso organismo, garantindo-lhe o fornecimento de vitaminas e minerais de qualidade e em quantidade. Contudo, é necessário ter cuidados extra na preparação dos alimentos, nomeadamente na lavagem: água com vinagre durante uns minutos é o ideal, mas também é seguro, geralmente, utilizar água corrente. É ainda aconselhado que legumes como couve, nabo, brócolos, ou outros que não sejam vulgarmente consumidos crus, fiquem a marinar durante, pelo menos, 15 minutos, no frigorífico, com vinagre ou sumo de limão, antes de serem consumidos.
Aqui vai uma receita para 2 pessoas de uma salada e de um molho cheios de coisas boas!
Salada vermelha com molho verde
Para a salada
1/4 beterraba crua, sem casca
1/2 cenoura crua, sem casca
2 floretes de brócolos
2 c. sopa vinagre de arroz (ou outro vinagre)
1 c. sopa molho de soja
1 c. sopa sementes de sésamo
1 maçã Fuji
1 c. sopa azeite
Cortar a beterraba em palitos muito finos e usar o descascador para fatiar a cenoura finamente. Lavar as floretes e cortar em pedaços muito pequenos. Colocar tudo numa taça média. Regar com o vinagre e o molho de soja, polvilhar com as sementes de sésamo e misturar tudo. Levar ao frigorífico, tapado, por, pelo menos, 15 minutos. Na hora de servir, lavar a maçã, descaroçar e cortar em quartos. Fatiar finamente e deitar na taça da salada. Regar com o azeite, envolver muito bem e servir.
Para o molho de abacate e iogurte
1 c. sopa iogurte grego (recomendo Oikos)
1/2 abacate bem maduro, esmagado
1 c. sobremesa sumo de limão
Pimenta e salsa q.b.
Misturar tudo muito bem, numa tacinha. Servir com a salada.


