Bolo de iogurte | NEW RECIPE! | Sem açúcar e sem óleo
- Catarina Chambel
- 6 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Olá!
Agora que estou oficialmente de férias, o que me apetece fazer em casa é cozinhar. Como nos deram muitos ovos, resolvi aproveitá-los (foram só três) e fazer um bolo! YAY
A minha ideia inicial era um bolo de iogurte tradicional, com açúcar e farinha de trigo, sem nada de especial. Contudooooo não fui capaz e adulterei (bastante) a receita.
Aqui está o original:
Despejar 1 copo de iogurte numa taça (o copo torna-se a medida). Misturar 1/2 medida de óleo.
Numa taça grande, bater 3 gemas com 3 medidas de açúcar. Envolver 2 medidas de farinha com fermento e intercalar com a mistura do iogurte quando se tornar demasiado difícil de mexer.
À parte, bater em castelo as claras e envolver na massa. Vai ao forno a 180ºC por +/- 20 minutos.
Então, o que eu fiz foi substituir o açúcar por mel mas é preciso ter muito cuidado porque o mel é um adoçante líquido e denso, logo, não pode ser utilizado na mesma proporção. O recomendado é usar 3/4 da quantidade indicada para o açúcar e reduzir os restantes líquidos da receita.
Além disso, não usei farinha de trigo com fermento, mas sim 1/2 medida de farinha de trigo sarraceno e o restante optei por farinha de espelta integral, apenas porque não são processadas tão intensivamente como o trigo. Portanto, acrescentei fermento em pó e bicarbonato de sódio. Não usei óleo porque não considerei necessário e ficou fofo na mesma.
Ok, para um sabor diferente, também adicionei erva-doce, canela e gengibre, em pó. E ainda um pouco de DETOMIX só para ser um bolo mais nutritivo!

Bolo de iogurte com erva-doce, canela e gengibre
Ingredientes - 3 ovos, separados em gemas e claras
- 1 iogurte natural (não faz sentido usar de aromas pois a mistura não fica agradável)
- 2 medidas cheias de mel
- 2 medidas mal cheias de farinha (à escolha, sendo que eu usei 1/2 medida de trigo sarraceno e 3/2 de espelta integral)
- 1 c. chá bicarbonato de sódio
- 1 c. chá fermento em pó
- 1 c. chá erva-doce em pó
- 1 c. chá canela em pó
- 1/2 c. chá gengibre em pó
- 1 c. sopa DETOMIX (opcional)
Primeiro, verter o iogurte numa taça, de modo a utilizar o copo como medida para os restantes ingredientes.
Numa taça grande, bater com a batedeira elétrica as gemas com o mel. Quando atingir uma cor mais clara e fizer muitas bolhas, parar. Juntar a farinha, o bicarbonato de sódio e o fermento. Envolver com uma colher até estar homogéneo. Envolver bem a erva-doce, a canela, o gengibre e o DETOMIX.
Bater as claras em castelo e incorporá-las na massa, cuidadosamente (é este cuidado que permite ao bolo crescer fofinho!). Levar ao forno numa forma com papel vegetal a 180ºC por +/- 20 minutos.
Nota: O DETOMIX é um pó riquíssimo em termos nutricionais, contribuindo para o normal metabolismo dos lípidos e funcionamento intestinal, tendo também função antioxidante. Eu comprei no Continente, na Área Viva, mas também existe noutros supermercados e em lojas como o Celeiro.

