GRANOLA
- Catarina Chambel
- 3 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Viva (outra vez)!
Às vezes, estamos mesmo com aquela vontade de comer algo doce e crocante, right? Então, o que vão buscar nessas alturas? Cereais carregadinhos de açúcar e gordura que podem satisfazer os vossos desejos mas têm efeitos negativos no organismo. Para além de serem o resultado de cereais processados, adicionam-lhes enormes quantidades de açúcar que causam o aumento dos níveis do mesmo no sangue, bem como de insulina. Poucas horas depois, o vosso corpo sente-se fraco e pede ainda mais açúcar! O consumo excessivo de açúcar pode ainda aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardíacas e alguns tipos de cancro.
Deixem o Chocapic na prateleira do supermercado e façam a vossa própria granola em casa! Podem enriquecê-la com frutos secos, fruta, sementes... Tudo aquilo que gostarem.
Já fiz granola várias vezes, sempre de diferentes sabores. Hoje, misturei ananás desidratado e coco ralado para ter aquele sabor "piña colada". Experimentem!
Ingredientes
- 2 c. sobremesa óleo de coco extra-virgem
- 1 c. sobremesa extrato de baunilha puro
- 3 c. sobremesa mel
- 6 passas de figo, em pedaços
- 1/2 cháv ananás desidratado, em pedaços
- 1/2 cháv. coco ralado
- 1 c. sopa sementes de linhaça
- 1/2 cháv. millet puff
- 1/2 cháv. arroz puff
- 1/2 cháv. flocos de aveia
Derreter o óleo de coco numa tacinha, no microondas. Deixar arrefecer.
Demolhar em água por, pelo menos, 10 minutos, as passas em pedaços.
Numa taça grande, misturar o ananás, o coco, as sementes, o millet, o arroz e a aveia. Passado o tempo necessário, envolver as passas.
Juntar a baunilha e o mel ao óleo de coco, mexendo bem. Utilizar também 2 c. sopa da água de demolhar as passas e misturar. Verter na taça grande e envolver bem.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal e levar a forno a 180ºC. Ir mexendo cuidadosamente para não queimar e, quando estiver completamente dourado, retirar e deixar arrefecer. Armazenar num frasco num local protegido de calor durante 2 meses, no máximo.

